A IMPORTÂNCIA DA DESTINAÇÃO ADEQUADA
Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo ele se torna inservível. Uma forma encontrada para amenizar o impacto foi a utilização das metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Como o pneu é um material de longo processo de decomposição, ele não deve ser descartado no meio ambiente e sim recolhido e destinado em locais apropriados para o seu reaproveitamento. Depois de processado ele pode virar asfalto ecológico, pode ser usado como combustíveis alternativos para industriais de cimento, solados e saltos para sapatos, borrachas para rodo, borrachas para vedação, borrachas automotivas, piso antiderrapante, entre outros.
RECICLAGEM DE PNEUS
Uma forma encontrada para amenizar esse impacto foi a utilização das metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Entre elas, a recauchutagem tem sido um mecanismo bastante utilizado para conter o descarte de pneus usados.
O surgimento dos pneus de borracha fez com que fossem substituídas as rodas de madeira e ferro, usadas em carroças e carruagens desde os primórdios da História. Esse grande avanço foi possível quando o norte-americano Charles Goodyear inventou o pneu ao descobrir, o processo de vulcanização da borracha quando deixou o produto, misturado com enxofre, cair no fogão. Mal sabia ele que sua invenção revolucionaria o mundo. Entre as suas potencialidades industriais, além de ser mais resistente e durável, a borracha absorve melhor o impacto das rodas com o solo, o que tornou o transporte muito mais prático e confortável. Porém, juntamente com a revolução no setor dos transportes, a utilização dos pneus de borracha trouxe consigo a problemática do impacto ambiental, uma vez que a maior parte dos pneus descartados está abandonado em locais inadequados, causando grandes transtornos para a saúde e a qualidade de vidas humanas. Segundo organizações internacionais, a produção de pneus novos está estimada em cerca de 2 milhões por dia em todo o mundo. Já o descarte de pneus velhos chega a atingir, anualmente, a marca de quase 800 milhões de unidades. Só no Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção é descartada nesse período.
Fonte: Ambiente Brasil